segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Palestra/Encontro: Os objetivos do Serviço Social do Boa Vida e o Processo de Luto e Perdas

                 Nos dias 31 de julho e 01 de agosto na parte da tarde Patrícia e Tássia ministraram a palestra/encontro: "Os objetivos do Serviço Social do Boa Vida e o Processo de Luto e Perdas" aos colaboradores dos escritórios do Boa Vida de Blumenau, Indaial, Pomerode e Timbó. No total 12 colaboradores participaram do treinamento.
Foram 4 horas de treinamento em cada dia.
Primeiramente as colaboradoras do Serviço Social iniciaram a palestra/encontro divulgando os objetivos do setor (antigos e novos objetivos). Em seguida colocaram um filme chamado: "Ponette a Espera de um Anjo" que abordou a morte de uma mãe -esposa e a visão do esposo (viúvo) e da filha de apenas 4 anos diante do falecimento dela, bem como as reações que cada um tem com o luto. Um filme francês, dramático, que abordou o tema do luto e mostrou o que a menina de 4 anos entende pela morte da sua mãe, sendo que ninguém explicou exatamente para ela o que é o "morrer". O filme faz uma reflexão sobre atitudes a serem ou não tomadas diante da morte do ente querido.
             Após o filme foi, aberto o diálogo para cada colaborador falar sobre o seu entendimento. Após a discussão, houve uma pausa para o coffee break e em seguida Tássia e Patrícia abordaram o luto e as perdas no qual relataram que o luto não acontece somente com a perda do ente querido e sim, uma separação, ou mudança de escola, entre outros.            Aplicaram em seguida uma dinâmica chamada "Vivência" que emocionou a maioria dos colaboradores. 
          Abordaram também as fases do luto e passaram um vídeo: "O Canto de Despedida" que relatou a morte de um passarinho e as reações do seu amigo ao vê-lo morto.
Por fim aplicaram uma avaliação para medir o grau de satisfação dos colaboradores que passaram pelo treinamento.

"É importante para nós do Serviço Social divulgar os objetivos do setor e principalmente orientar os colaboradores dos escritórios do Boa Vida como atender, acolher uma família ou pessoa enlutada. Pois o atendimento humanizado as famílias começa desde o escritório até chegar ao Serviço Social. E o Serviço Social tem muito a agradecer os colaboradores dos escritórios do Boa Vida pela ajuda e pela parceria mesmo". Refletiram Tássia e Patrícia.


A avaliação do treinamento na visão dos participantes  foi positiva, segue alguns relatos:

"Vocês do Serviço Social estão de Parabéns! A dinâmica foi surpreendente, e as observações do que se deve fazer  ou não, foram muito importantes".

"Conteúdo necessário para melhor atendimento ao associado e conhecimento do setor: Serviço Social".

"Adorei a experiência, acho que vocês realmente conseguiram passar o conteúdo da melhor forma possível".


Da esquerda para direita Tássia e Patrícia: 


Da esquerda para direita Almir (colaborador de Indaial), Dirceu (colaborador de Blumenau), Tássia, Andréia (colaboradora de Blumenau), Patrícia, Mirella (colaboradora de Blumenau) e Manoela (colaboradora de Blumenau): 



Da esquerda para direita Taise (colaboradora de Blumenau), Érika (colaboradora RH de Blumenau), Soraia (colaboradora de Blumenau), Jociana (colaboradora de Blumenau), Sandriléia (colaboradora de Pomerode), Tássia, Tânia (colaboradora de Blumenau). Embaixo Maria Olga (colaboradora de Timbó), Sulamar (colaboradora de Indaial) e Patrícia.


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