terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aconteceu: Reunião do GRESSOF em Blumenau

          O Boa Vida teve o privilégio de receber as integrantes do GRESSOF-Grupo de Estudos do Serviço Social Funerário no último dia 23 de novembro.
A reunião contou com as seguintes integrantes: 
  • Célia S. Querido- Trabalha na  Prever Assistência Familiar em Ribeirão Preto – São Paulo;  
  • Kety C. B. Biscalchin - Trabalha na Abil Adm. de Bens Santa Isabel  (Grupo Unidas/Abil) em Piracicaba –São Paulo;
  • Silvia D. C. P. E. Gonçalves - Trabalha na Medicon em Piracicaba – São Paulo;
  • Tássia Hostin - Trabalha no Boa Vida em Blumenau – Santa Catarina;
  • Vânia M. de S. Assunção - Trabalha na Organização Social de Luto Bom Pastor em Americana – São Paulo e como nova integrante do GRESSOF: Simone Sedano - Trabalha no Pax Primavera em Naviraí - Mato Grosso do Sul.
Devido o trabalho da Assistente Social Tássia ser em conjunto da Psicóloga Patrícia, a mesma participou da reunião do grupo, com o objetivo trocar experiências sobre o trabalho.

      As participantes foram recebidas com um café delicioso, posteriormente houve a apresentação das componentes do GRESSOF e acolhida à nova integrante Simone de Naviraí - Mato Grosso do Sul. Em seguida foi realizada a leitura da ata anterior bem como a definição das próximas reuniões para 2013 e levantamento de novos projetos.
Por volta das 12h 30 min. as participantes foram almoçar num restaurante no Centro da cidade de Blumenau.
As integrantes conheceram as dependências do Boa Vida e da Funerária Haas e trocaram rápidas conversas com colaboradores das empresas citadas.
Posteriormente Drª Greici Maestri Bussoleto - Psicóloga ministrou a palestra "Cuidando de quem cuida - Um olhar ao profissional da assistência social". Greici abordou um tema pertinente, pois as assistentes sociais lidam frequentemente com a vulnerabilidade social dos usuários e das famílias. Lidam também com pessoas que possuem carências, não só financeiras, mas carência afetiva, familiar entre outras.
      Greici relatou que em certos momentos, é necessário abrir mão das atribuições profissionais, dos saberes preconcebidos para se fazer aquilo que é necessário.
O profissional sabe o que é necessário para o outro, para a família que é enlutada pela sua rotina, pela sua experiência e sabedoria.
Greici enfatizou ainda o que a Lei N. 8662 de 7 de junho de 1993 fala sobre a profissão de Assistente Social: “... orientar, encaminhar, prestar providências, sem esquecer que se trabalha com seres humanos e que o respeito à dor do outro deve ser inerente à intervenção do assistente social.” (2011, p.222).
E realmente é isso, o trabalho do Assistente Social é lidar com o ser humano, é ouvi-lo, orientá-lo, é trabalhar com as questões sociais que ele traz. E no ramo de assistência familiar, este trabalho é ainda mais específico e centrado.
         A palestra foi um grande aprendizado o que limitou foi o tempo, pois como a maioria das integrantes eram de São Paulo, voltaram no mesmo dia para as suas cidades. Antes de terminar a reunião do GRESSOF, houve a revelação do "Amigo Secreto". Por volta das 15h  15 min. houve o encerramento.
         Em nome da direção, Tássia que coordena o Serviço Social do Boa Vida relatou o seu profundo agradecimento as colegas do GRESSOF que sairam da sua zona de conforto e vieram de longe participar da reunião e conhecer o Boa Vida e a Haas em Blumenau.
A profissional relatou que: "Para o Boa Vida é um privilégio ter a reunião do GRESSOF em sua sede, pois é a primeira vez que esta reunião acontece na região Sul do Brasil e as profissionais que participam do GRESSOF são extremamente importantes para que a classe desses trabalhadores continuam criando, inovando, desenvolvendo seu papel que é de fundamental importância nas empresas de assistência familiar".


Abaixo segue algumas fotos da reunião:

  

As participantes trocando experiências profissionais:




Na palestra sobre "Cuidando de quem cuida - Um olhar ao profissional da assistência social", ministrada pela Drª Greici Maestri Bussoleto - Psicóloga (está de costas na foto):




As participantes da reunião (esq. para dir.): Simone, Silvia, Vânia, Patrícia, Dra.Greici, Kety, Célia e Tássia:



Integrantes do GRESSOF (esq. para dir.): Silvia, Tássia, Vânia, Kety, Célia e Simone:


Um comentário:

  1. Ter a oportunidade de participar deste encontro foi sem dúvida alguma uma experiência enriquecedora. Presenciar a acolhida e orientação das assistentes sociais para com a nova integrante, perceber a troca de experiências, o envolvimento e comprometimento de cada uma das profissionais que percebem neste encontro uma maneira de reciclar e de crescer frente aos desafios da área de atuação é algo que não há como mensurar.

    Obrigada pela oportunidade que me foi concedida em participar deste encontro.

    Patrícia dos Santos
    Psicóloga Plano Boa Vida

    ResponderExcluir