quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Campanha Novembro Azul

           A Campanha do Novembro Azul é realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para orientar a população masculina quanto aos cuidados preventivos do câncer de próstata. Em Blumenau a ação ganha força através do Rotary Clube (Garcia e Norte) e a Secretaria da Saúde, cujo objetivo é a conscientização para a realização do exame de prevenção e/ou diagnóstico. Quando o diagnóstico ocorre no início da doença, a possibilidade de cura aumenta significativamente. Infelizmente a incidência do câncer de próstata tem aumentado em todo o mundo; dados de pesquisa revelam que surgem cerca de 25.000 novos casos por ano no Brasil.

          Percebe-se que a questão cultural é muito presente em relação a estes dados, pois, os homens são acometidos inicialmente por sentimentos de vergonha, seguido de constrangimento, posteriormente pode até ser substituído pela sensação de alívio em que não aparecem alterações nos exames, ou pensamentos e sentimentos evocados pelo diagnóstico da doença que, diagnosticada precocemente tem cura.

      A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 40 anos de idade que tenham histórico familiar da doença e homens acima dos 50 anos realizem exames anualmente. Os exames são: O PSA (exame de sangue) e o toque retal que possibilita um diagnóstico preciso. É importante mencionar que o câncer de próstata na fase inicial não apresenta nenhum sintoma,portanto, a prevenção é uma questão de saúde e de vida!

Faça exames regularmente!



O Boa Vida apoia esta causa e promove para a equipe palestras que envolvem o tema, que tem como objetivo apoiar a campanha, proporcionar informação adequada, desmistificar estigmas em relação ao exame e tornar a importância do cuidado com a saúde algo presente na vida de seus colaboradores!

Colaborou Patrícia dos Santos, Psicóloga do Boa Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário