quarta-feira, 29 de julho de 2015

Visitas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula em Curitiba

        No Brasil as visitas em cemitérios estão aos poucos ganhando mais espaço. Segundo Clarissa Grass vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais “aqui a mentalidade é outra. Ainda relacionamos a morte ao sofrimento e ao luto”.

        Mas na Europa, um dos cemitérios mais visitados é o Pére Lachaise, em Paris. Anualmente o local recebe 2 milhões de pessoas interessadas no túmulo de celebridades como Allan Kardec, criador do espiritismo, ou ainda do roqueiro Jim Morrison, vocalista da banda The Doors.



Na cidade colombiana de Medellínn, o cemitério foi transformado em patrimônio cultural, onde são realizados shows pirotécnicos em noites de lua cheia. No espaço também acontece exposição de fotos e até concurso de arranjos florais, segundo Clarissa.

Para a turismóloga Luciane Spader, este tipo de turismo vem crescendo e ganhando importância, a ponto de serem organizadas viagens e excursões com objetivo exclusivo de conhecer cemitérios. Em alguns casos, inclusive, os cemitérios mais famosos criaram tours virtuais, para divulgar acervo artístico, cultural e histórico desses lugares pela internet.

Há um certo tempo, acontece mensalmente visitas gratuitas,  guiada pela pesquisadora Clarissa Grassi no Cemitério Municipal São Francisco de Paula em Curitiba no Paraná.


As visitas duram em média de 2 a 3 horas e as vagas são limitadas. Para fazer inscrições envie e-mail com nome completo e R.G. para: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário