quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dia de Finados (02 de novembro)

      O dia de Finados (02 de novembro) foi criado para lembrar e homenagear as pessoas que faleceram.
A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos.
Cada país segue uma tradição para celebrar este dia. Por exemplo no México as celebrações duram 3 dias e as ruas são enfeitadas e ocorrem desfiles nelas.
Para os católicos esta data é bem importante e desde o século XI  celebram este dia, pois afirmam que no dia de Finados os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu.
         A maioria deles, na semana que antecede a data, vão nos túmulos, realizam a limpeza, trocam as flores e objetos pessoais do falecido e marcam missa em nome da pessoa que faleceu.
Já para os protestantes o Dia de Finados serve  para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas entendem que as pessoas precisam ser cuidadas enquanto estão vivas. Após a morte, nada mais resta senão o juízo.


        Independente da existência da data e formas ou não de homenagear o ente falecido, entendemos que o principal é preservar o sentimento de amor existente dentro de cada coração que perdera alguém. E o tempo vai passar, outros momentos vão chegar mas o que vale são as lembranças boas que ficaram.
  




Referência:

Finados Significados.  Disponível em:
 Acesso em: 22/10/2015.

Universitário.  Disponível em:
Acesso em: 22/10/2015.


Colaborou Tássia Hostin –
Coordenadora do Serviço Social Boa Vida

E-mail : tassia.hostin@boavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário